Faculdade Sebrae recebe gestores e bolsistas do ALI Produtividade em visita de alinhamento estratégico

A Faculdade Sebrae recebeu nesta terça-feira (3 de fevereiro) evento que reuniu gestores e bolsistas do programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade da capital paulista e região metropolitana. O objetivo foi a realização de visita técnica para o alinhamento estratégico do ciclo 2026. O encontro ocorreu em um momento marcante, já que o ALI completa 15 anos de operação em São Paulo, consolidando-se como a maior política pública de extensão tecnológica existente atualmente no Brasil.

“Este é um evento para disseminar boas práticas. São Paulo, hoje, tem um terço da operação do ALI no País”, afirmou o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, referindo-se aos 387 agentes ativos no Estado.

Ele reforçou a importância do programa no apoio aos pequenos negócios. “O pequeno empreendedor precisa aumentar suas vendas, sua produtividade, ou seja, crescer com qualidade. Ficamos muito felizes de poder fazer duas coisas: primeiro é a atuação do bolsista diretamente com o empreendedor no dia a dia da sua empresa; e, em segundo lugar, produzir conhecimento, ciência e documentos científicos, porque há uma ausência de bibliografia de ações de impacto em pequenos negócios. Isso tem um potencial imenso; de ser um balizador da política pública de apoio ao empreendedorismo. Esse papel é feito por cada um dos gestores e cada um dos bolsistas do ALI.”, completou.

O ALI Produtividade é um projeto do Sebrae que visa auxiliar microempresas e pequenas empresas a aumentarem sua produtividade por meio da implementação de soluções inovadoras em seus processos, produtos e serviços. O programa oferece acompanhamento 100% subsidiado e personalizado de um ALI por um período de até seis meses por bolsistas especializados e capacitados pelo Sebrae para aplicar a metodologia.

A experiência dos bolsistas é registrada em forma de trabalhos técnicos e científicos sobre empreendedorismo, com casos reais de pequenos negócios, resultando em um acervo rico de informações sobre gestão de empreendimentos.

O diretor institucional da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Ribeiro, ressaltou a relevância de aproveitar a atuação do ALI de forma metodológica. “O ALI é um programa especial para nós, da Faculdade Sebrae, porque interagimos e fazemos uma parte muito importante que é a publicação e o trabalho científico relacionado com o ALI. O conteúdo vindo da atuação com as pequenas empresas se transforma em trabalho científico relevante para a sociedade, baseado na experiência e no relato dos pequenos empreendedores. É um conteúdo que nenhuma instituição de ensino tem.”

No segundo semestre do último ano, o Sebrae-SP, em parceria com o Sebrae Nacional, levou a campo o piloto da metodologia ALI Produtividade voltada exclusivamente para MEIs. A primeira fase envolveu 12 escritórios regionais na capital paulista e região metropolitana.

Dos 225 MEIs acompanhados, 205 concluíram a jornada, o que representa um índice de retenção consistente, com evasão 50% menor do que a do público tradicional do programa. Além disso, foi registrada a projeção de aumento médio de 68% na produtividade desses negócios.

Com esse resultado, o Sebrae Nacional chancelou a expansão do modelo paulista para todo o Estado e para outras quatro unidades da federação (Mato Grosso, Piauí, Roraima e Rio Grande do Sul) já no primeiro semestre de 2026.

“O MEI não é para qualquer atividade econômica, é para algumas atividades econômicas. Muitos empreendedores nascem como microempresa, mas têm faturamento muito próximo do limite do MEI, mas não podem receber o programa. Esse é o ponto de justiça que estamos construindo”, finalizou Nelson Hervey Costa.

O evento contou ainda com uma palestra do coordenador do Programa ALI do Sebrae Nacional, Frederico Cabaleiro. Ele mencionou que a inovação para as pequenas empresas tem de ser algo simples, fácil e que tenha aderência à realidade dos pequenos negócios para poder produzir resultados concretos.

Nos dois dias seguintes ao evento, a programação previu visitas técnicas a empresas e reuniões com gestores de diferentes unidades do Sebrae-SP com iniciativas complementares ao ALI.

Formulário de contato

Artigos Relacionados