Empreendedores de BH ampliam mercado com ‘Bobbie Goods da Quebrada’ e dão cor ao cotidiano da periferia da capital

Motoboys circulando pelas ruas da periferia, crianças soltando pipa, mulheres cuidando das unhas, e uma roda de pagode. Estes são alguns dos cenários criados pelos empreendedores Weuler Marques e Rafaela Silva para compor o livro ‘Bobbie Goods da Quebrada’. A publicação, lançada com apenas 15 exemplares exclusivos para a Expo Favela 2025, ocorrida em julho, em Belo Horizonte, precisou ter a tiragem ampliada, repercutiu nacionalmente e já deve ganhar uma segunda edição.
A relação dos jovens empreendedores com a papelaria criativa teve início em 2020. “Após uma perda gestacional, encontramos neste negócio uma forma de cura. Assim, do desejo de transformar ideias, memórias e histórias em produtos únicos, com a agilidade de uma gráfica rápida e o toque especial com criatividade, nasceu a Creare Design”, explica Weuler Marques, hoje, com 31 anos de idade.
Em 2023, o negócio deixou de ter a casa deles como sede, e passou para uma loja física localizada no bairro Juliana, periferia da zona norte de Belo Horizonte. “Produzimos convites, brindes, materiais de identidade visual e impressos personalizados. Além das demandas da comunidade, atendemos projetos sociais como ‘Juntos Somos Mais’ e ‘Engenheiros Sem Fronteiras’, e grandes instituições de ensino públicas e particulares. Recentemente, iniciamos um projeto para fornecer materiais em escala para outros empreendedores da região”, frisa.
Inovação com impacto social
O desejo de que os moradores da comunidade se sentissem representados foi o que motivou a elaboração do ‘Bobbie Goods da Quebrada’. “É um livro de colorir que desenvolvemos para o público que iria na Expo Favela. Queríamos um produto conectado com quem vive essa realidade, especialmente, nossas crianças. Elas precisam entender que favela também é cultura e lazer”, explica.
A confecção do livro é feita integralmente pela empresa. “É bom relembrar que a primeira tiragem, levada para a Expo Favela, foi vendida muito rápido. Saímos do evento direto para a nossa loja, e ficamos até 4h da manhã produzindo mais exemplares que tinham de estar no segundo dia de feira às 9h. Foi surpreendente e motivador”, diz. O sucesso da publicação repercutiu em veículos da imprensa da capital, o que colaborou para novos pedidos. “Cinco dias após a Expo Favela, tínhamos vendido cerca de 200 exemplares para diversos locais do Brasil. Conseguimos registrá-lo na Câmara Brasileira do Livro (CBL) e criar código de barras”, diz.
Além de ganhar visibilidade com o ‘Bobbie Goods da Quebrada’, a Creare Design também foi responsável pela produção de quase 40 banners que estavam espalhados pela Expo Favela 2025, e displays de mesa. “O apoio do Sebrae Minas para participarmos do evento, e a confiança dos organizadores nos ajudou a alavancar consideravelmente a nossa receita nos últimos três meses. Agora, seguimos com apoio do Sebrae em busca de um investidor para adquirirmos novos maquinários. Isso irá diminuir a terceirização de alguns serviços, ampliar nossa a competitividade e o lucro da empresa”, afirma.
Aprender para empreender
O perfil empreendedor de Weuler Marques foi potencializado pela participação no curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, há cerca de dez anos. “Tinha a ideia de que ser empreendedor era alugar uma loja e colocar para funcionar. Mas o curso me proporcionou um olhar mais estratégico, especialmente, sobre planejamento, plano de negócios e contabilidade”, destaca o empreendedor que, ainda durante a capacitação, recebeu uma oportunidade de trabalho. “Aos 19 anos, era responsável pela parte administrativa e financeira de um renomado escritório de Arquitetura e Engenharia”, lembra.
Após concluir o curso, Weuler Marques investiu em outros segmentos antes de idealizar a Creare Design. “Fui proprietário de um restaurante self-service, trabalhei com a venda de carne assada e marmitex aos fins de semana, e uma lanchonete. Fiquei nesse ramo por cerca de quatro anos. Em todos eles, apliquei o que aprendi no NEJ, e fui adquirindo novas experiências”, destaca.
Hoje, a intenção é aprimorar cada vez mais o portfólio da papelaria criativa e gráfica rápida, e poder expandir mercado. “Nossa empresa é mais do que um negócio. É uma história de superação e um projeto com alma. Acreditamos que o que é especial merece ser eternizado pela papelaria, e estamos prontos para levar esse propósito ainda mais longe”, finaliza.
Conheça mais sobre o negócio de Weuler Marques e Rafaela Silva: @crearedesign.store
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

