Gastrô Macacos destaca sabores regionais e impulsiona turismo gastronômico em Nova Lima
Entre os dias 14 de novembro e 7 de dezembro, o distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), em Nova Lima, recebe o Gastrô Macacos, circuito gastronômico que destaca a culinária local, a identidade territorial e o turismo sustentável. Quinze estabelecimentos participantes apresentarão pratos criados especialmente para o evento, com destaque para ingredientes regionais e identitários, como o mel e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) — ora-pro-nóbis, taioba e jambu.
Os empreendimentos integram o Prepara Gastronomia, programa do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Nova Lima, que capacita bares e restaurantes para qualificar a gestão, operações e experiências oferecidas ao público. Cada estabelecimento criou uma opção de entrada, prato principal ou sobremesa, ao custo de até R$ 70 cada, disponível durante todo o período do circuito.
Além de ser um evento de gastronomia, o Gastrô Macacos busca impulsionar o desenvolvimento econômico do distrito, valorizando a culinária como expressão cultural do território. O circuito incentiva o uso de produtos locais, fortalecendo agricultores, apicultores e pequenos produtores. A iniciativa também promove a qualificação dos empreendedores do setor, por meio de capacitações e ações que dão visibilidade aos negócios. A expectativa é consolidar o Gastrô Macacos como evento anual de gastronomia no distrito, reforçando sua posição como destino de natureza, cultura e boa comida.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Nova Lima, Lucas Henrique de Oliveira Silva, o evento simboliza um novo momento para o distrito. “O turismo precisa ser visto como atividade econômica. Para quem visita a cidade, é lazer; para quem vive nela, é trabalho e renda. O Gastrô Macacos traz experiências de qualidade, valoriza nossos produtores e ajuda a reconstruir a cadeia econômica do distrito, atraindo visitantes e impulsionando nossos estabelecimentos”, afirma.
Capacitação e retomada turística
A analista do Sebrae Minas Lorena Melo destaca que o evento é resultado de um trabalho contínuo de fortalecimento do setor. “O Prepara Gastronomia nasceu em Minas e, hoje, é uma metodologia nacional. Em Macacos, ele tem papel fundamental na qualificação dos negócios, na melhoria da competitividade e na valorização da identidade local. O Gastrô Macacos celebra essa evolução e a retomada turística do distrito”, explica.
A entidade também atua em Macacos por meio de ações como o Check-in Turismo, que estrutura experiências turísticas e qualifica empreendedores. “Estamos trabalhando o distrito como destino de experiência, natureza e identidade territorial. O circuito reforça essa vocação e contribui para consolidá-lo no mapa turístico estadual”, completa.
Vocação para o turismo
Com cerca de três mil habitantes, Macacos enfrenta, desde 2019, os impactos das evacuações preventivas relacionadas à barragem B3/B4. Nos últimos anos, iniciativas conjuntas entre comunidade, Sebrae Minas e Prefeitura de Nova Lima têm fomentado a retomada econômica por meio da capacitação, valorização da produção local e promoção turística.
Cercado pela Serra do Curral, o distrito se destaca pelo relevo montanhoso, clima ameno, cachoeiras e trilhas — características que o consolidam como destino para turismo ecológico, gastronômico e de experiência. A região conta ainda com rede de pousadas, restaurantes e atividades voltadas ao turismo rural e sustentável.
Confira os estabelecimentos e pratos participantes:
Benedito Gastrobar – TILÁPIA DO CERRADO
Filé de tilápia grelhado na manteiga, purê de batata-doce, farofa crocante de castanha de baru com panko, vinagrete de mel, mostarda em grãos, azedinha, beldroega, azeite e um toque de limão.
Cafeteria Jardim Secreto – DOCE FLOR
Cheesecake coberto com geleia artesanal de folhas de bougainville e pimenta dedo-de-moça.
Estância Bemain – SEGREDO DO MACACO
Pasteizinhos de massa filo recheados com a nossa surpreendente caponata de coração de bananeira e queijo Canastra, acompanhados de uma redução de mel silvestre com um blend de vinagres balsâmico e de banana.
Evolução da Gula – BOLINHO DE CORAÇÃO DE BANANEIRA
Umbigo de banana, carne seca, queijo e farinha panko, acompanhados de um molho de mel com pimenta-biquinho e chimichurri de cebola queimada com barbecue de jabuticaba.
Mar Mineiro Restaurante – SOL COM PÉROLAS
Espetinhos de carne de sol Angus, grelhados e fatiados, intercalados com queijo coalho. Finalizados com melaço, pitangas de espuma de gengibre e caviar de mel.
Marieta Pátio Cervejeiro – CEVICHE DO RIO À TERRA
Ceviche do rio à terra: cubos de tilápia fresca mergulhados em leite de coco e mel apimentado, acompanhados de chips de raízes crocantes.
Mukifo – BOLINHO DE VACA ATOLADA COM GELEIA DE MURICI E CREME DE QUEIJO Combinação do prato da casa, o costelão de boi em fogo de chão, com mandioca e geleia de murici, finalizado com creme de queijo.
Padaria e Armazém Águas Claras – ORA, QUE PÃO!
Ciabatta com ora-pro-nóbis recheada com peito de frango, creme de requeijão com ervas e mandioca na conserva de mel.
Planeta Macacos – PIZZA UMAMI
Massa fina, crocante e sem fermento, com ora-pro-nóbis, jabuticaba e costelinha.
Regino´S Comidaria – STEAK DE FRANGO CROCANTE NA SEMENTE DE MOSTARDA
Filet de frango com crocante caramelizado na semente de mostarda, acompanhado de fetuccine ao creme de ora pro nobis e miscelâneas de bacon.
Restaurante Casa da Sandra – RISOTO DE CANJIQUINHA COM COSTELINHA GLACEADA AO MEL E PANCS
Risoto cremoso de canjiquinha com queijo Canastra curado, torresmo e ora-pro-nóbis, servido com costelinha suína glaceada em redução de cerveja preta e mel. Finalizado com vinagrete de capuchinha e taioba.
Restaurante da Rosa – BOLINHO MEL DE TAIOBA
Bolinho de costelinha com taioba, crocante por fora e suculento por dentro, servido com molho de laranja e mel de jataí.
Sítio Bar – FILÉ MIGNON DO CERRADO
Filé mignon grelhado, farofa de baru, purê de mandioquinha baroa na manteiga tostada de baru e chimichurri de serralha.
Slunn Tabacaria – SAGUI DE TUFOS PRETOS
Bolinho de costela com ora-pro-nóbis, que une o toque rústico da carne ao frescor e leve amargor da PANC.
Sorveteria Da Casa – CARIM DE VÓ
Duas bolas de sorvete de capim-limão com farofa crocante de milho e rapadura, fios de mel e capuchinha.
Acesse os pratos neste link e fique por dentro do circuito Gastrô Macacos acessando @visite.novalima
Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas | Regional Centro
Aline Reis (Stark)
(31) 99934-0658
aline.stark@sebraemg.com.br