Sebrae-SP leva experiência do Programa Líder a eventos em Minas Gerais

O Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional de Campinas, participou, em outubro, do 1º Encontro de ImPacto Territorial e do 5º Encontro dos Territórios Empreendedores de Minas Gerais, realizado em São Sebastião do Paraíso. O evento reuniu lideranças para discutir temas como economia criativa como estratégia de desenvolvimento territorial e ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo regional.
Durante o encontro, o escritório de Campinas foi o único representante convidado do estado de São Paulo. O objetivo foi apresentar o case do Programa Líder no Circuito das Águas Paulista, iniciado em 2019, e que resultou na criação da Agência de Desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista (ADECAP). A iniciativa reuniu nove municípios para estruturar ações conjuntas de desenvolvimento econômico e turístico.
“O Escritório de Campinas foi convidado com o objetivo de objetivo de compartilhar o case da ADECAP e apresentar, no painel de Boas Práticas, as ações implementadas nas nove cidades do Circuito das Águas. A ADECAP cumpre o seu propósito, levando sua experiência e trajetória para compartilhar com as Agências de outros Estados, bem como também se inspira e traz novas ideias para incrementar as suas atividades”, explica Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas.
Laura Santi, presidente da ADECAP, explica que a agência foi convidada e teve o privilégio de compartilhar a história de sua criação, realizações, dificuldades e desafios nos dois eventos. “Agradecemos ao Sebrae-MG e ao Sebrae-SP pela oportunidade de participar. Ouvir histórias e trocar experiências com outros Líderes Regionais, consultores internacionais e gestores públicos, nos inspirou e possibilitou muitos aprendizados. Nos sentimos mais preparados para atuar com vigor, convicção e conhecimento em nosso território, o Circuito das Águas Paulista”, finaliza a presidente.
Territórios Empreendedores
O programa Territórios Empreendedores é uma estratégia de desenvolvimento socioterritorial que integra lideranças do poder público, iniciativa privada e sociedade civil. O programa promove a construção coletiva de um plano de desenvolvimento territorial adequado às características e prioridades de cada região, estimulando autonomia, inovação e cooperação local. Desde 2022, a estratégia já envolveu mais de 2.900 líderes e alcançou mais de 730 municípios em mais de 70 territórios no país.
–

