Participação da região de Campinas na FE25 fortalece empreendedorismo local

A Feira do Empreendedor 2025 (FE25), realizada em outubro, reuniu mais de 100 mil visitantes no São Paulo Expo, na capital paulista, ao longo dos quatro dias de programação.

“O balanço da FE25 para a região de Campinas foi extremamente positivo. Em cada eixo temático, vimos empreendedores apresentando seus produtos e serviços, fazendo negócios e ampliando sua rede de contatos. O público estava atento às tendências do mercado e interessado nas palestras e painéis, o que reforça o potencial da feira como um grande ambiente de aprendizado e conexões”, afirma Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas.

Nilcio destaca ainda que a FE é uma oportunidade valiosa para quem já empreende e para quem está planejando abrir um negócio. “O Sebrae-SP apoia o empreendedor em todas as etapas, desde a ideia inicial ao crescimento, com capacitações, consultorias e orientações que fortalecem micro e pequenas empresas e contribuem para a sustentabilidade dos negócios”, completa.

Missões empresariais

Ao longo do evento, o Sebrae-SP levou mais de mil pessoas de 22 cidades da região de Campinas. Segundo Nilcio, o objetivo é proporcionar que empreendedores conheçam novas soluções, troquem experiências e vivenciem o ecossistema de inovação e negócios presente na feira.

“As missões atendem diferentes perfis: quem já tem um negócio e busca inovação, quem procura novas ideias e quem está no início da jornada empreendedora. Nosso propósito é incentivar esses empreendedores a evoluírem a cada edição para que no futuro possam sair da condição de visitantes e se tornarem expositores, levando seus produtos e serviços para um público ainda maior”, ressalta.

Para muitos participantes da região, a visita à FE25 foi mais do que uma viagem técnica, foi uma experiência transformadora. Esse foi o caso da empreendedora Ludimar Zambianco Yamamoto, da Lumina Essências, marca especializada em aromas para uso pessoal e ambiente.

“Participar da FE25 foi muito enriquecedor. A feira mostra, de forma clara, o que está acontecendo no mercado: desde negócios que estão começando até empresas consolidadas em busca de parcerias. Percebi um avanço expressivo no uso das mídias sociais pelos expositores, com muitos estandes divulgando seus canais digitais — inclusive de cidades que eu nem conhecia o potencial produtivo, como Tabatinga, referência na fabricação de ursos de pelúcia. Para mim, foi uma oportunidade de observar tendências, conhecer lançamentos e buscar inspiração. Também acompanhei palestras sobre visibilidade de marca e estratégias digitais para aprimorar a forma como divulgo meus produtos ao público”, destaca a empreendedora.

“Ver mais de mil empreendedores das cidades da região de Campinas circulando pela feira, participando das missões e voltando com ideias e aprendizados reforça que estamos no caminho certo. O Sebrae-SP continuará promovendo esse movimento para que, a cada edição, mais negócios da nossa região ganhem espaço no cenário estadual e cheguem ainda mais preparados para a FE26”, finaliza o gerente regional.

Formulário de contato

Artigos Relacionados