Evento no Sebrae/PR conecta micro, pequenas e grandes empresas paranaenses

O Sebrae/PR realizou nesta quarta-feira (12), em Curitiba, o Encadear Summit Open Innovation no Paraná, evento que reuniu 120 pessoas, entre CEOs, líderes empresariais, pequenos empreendedores, gestores de inovação e representantes institucionais em torno de um objetivo comum: fortalecer a competitividade e promover a inovação aberta nas cadeias produtivas paranaenses. Promovido com apoio institucional do Sistema Fiep, o encontro destacou a importância da colaboração entre grandes corporações, instituições e pequenos negócios para impulsionar o ecossistema de inovação e gerar negócios.

“Nossa intenção é manter em pauta a agenda da inovação aberta e do encadeamento produtivo, reforçando que o Sebrae e o Sistema Fiep estão juntos para apoiar os desafios dessas empresas. Esse movimento vai iniciar uma série de ações que se estenderão ao longo de 2026, com a criação de uma rede de especialistas, novas rodadas de negócios e projetos conjuntos para impulsionar a produtividade e a inovação industrial no estado”, afirmou o diretor técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.
Um dos objetivos do evento, explica Cesar, foi apresentar oportunidades para quem quer ingressar nessa cadeia de soluções inovadoras, mostrando exemplos de sucesso e inaugurando a Rede de Profissionais e Especialistas de Inovação Aberta do Paraná.
“A proposta envolve mostrar os projetos que o Sebrae desenvolve nas cadeias de valor das grandes corporações, evidenciando o impacto direto sobre os pequenos negócios. Essa relação beneficia os dois lados e aumenta a competitividade das micro e pequenas empresas”, completou Rissete.

ExpoMais Indústria
Durante o evento, foi anunciada a ExpoMais Indústria, iniciativa do Sistema Fiep com apoio do Sebrae/PR, que será realizada de 25 a 27 de agosto de 2026. Voltada à inovação, tecnologia e transformação industrial, a feira reunirá empresas e especialistas para discutir processos produtivos, gestão, marketing, desenvolvimento de produtos e logística, além de apresentar cases e eventos paralelos que reforçam o protagonismo do Paraná na indústria nacional.
A gerente de Conselhos Temáticos e Setoriais do Sistema Fiep, Ariane Hinça Schneider, destacou que o Paraná vem consolidando o protagonizou nacional em tecnologia e inovação industrial, com foco em geração de valor, renda e trabalho.
“O Paraná está galgando relevância nacional. Nosso propósito é transformar o estado no melhor lugar do Brasil para a indústria se desenvolver. Acreditamos na conexão entre pequenos e grandes empreendedores. Essa integração tem gerado resultados concretos e fortalece um ecossistema em que tecnologia e inovação andam lado a lado”, afirmou a gerente.
Ariane avaliou o Encadear Summit Open Innovation como um marco importante para o fortalecimento do ecossistema de inovação e para a aproximação entre empresas de diferentes portes. Ele destacou que o evento proporcionou conexões reais e troca de experiências entre grandes, médias e pequenas organizações, resultando em novas oportunidades de negócios.
“O Encadear Summit foi um momento rico de aprendizado e de geração de conexões. Tivemos cases de empresas de diferentes portes apresentando soluções criativas que promovem competitividade e inovação”, concluiu ela.
Cases que inspiram
Entre os destaques da programação estiveram cases de grandes empresas, como Grupo Boticário, Aurora Coop, Risotolândia, Bosh, Cooperativa Lar e Ambev, que compartilharam experiências de inovação colaborativa em parceria com o Sebrae/PR.
A gerente sênior de ESG do Grupo Boticário, Mariana Scheffer Cavanha, ressaltou que o evento reflete a importância do trabalho coletivo para alcançar resultados sustentáveis.
“Acreditamos que uma forma de atingir nossas metas é atuando de maneira coletiva, desenvolvendo nossos fornecedores e parceiros junto conosco”, afirmou.
Já o supervisor de Matrizes e Incubatório da Aurora Coop, Marcos Tolentino Lopes, destacou a longevidade e os impactos da parceria com o Sebrae, que já dura 27 anos.
“Essa é uma parceria sólida, que nos ajuda a desenvolver programas de qualidade e de gestão com os nossos produtores rurais. Com o apoio do Sebrae, transformamos pequenas propriedades em empresas rurais estruturadas e sustentáveis”, pontuou o supervisor da Aurora Coop.
Da Risotolândia, a gerente de Qualidade e Sustentabilidade, Naina Lopes de Souza, destacou a importância do evento em mostrar que encadeamento produtivo é possível e transformador.
“Esse tipo de iniciativa prova que projetos com propósito podem mudar realidades. O Sebrae foi essencial na execução técnica do nosso projeto, que hoje é uma referência no fortalecimento da agricultura familiar”, disse.
A coordenadora de inovação da Cooperativa Lar, Jessie Najna Kumamoto Shiraishi, apresentou o Link Iguaçu Valley, programa de inovação aberta desenvolvido no Oeste do Paraná.
“Participamos desde a fase de ideação até o matchmaking, apresentando demandas como empresa participante e construindo soluções colaborativas. Trouxemos um case real dessa experiência, com resultados tangíveis que mostram como a inovação aberta pode gerar impacto prático dentro das cooperativas”, explicou.
Construindo a inovação aberta do Paraná
Com a presença de 120 participantes, o evento reforçou o papel do Sebrae/PR como articulador de parcerias estratégicas, ampliando conexões e fortalecendo a competitividade do Paraná como estado referência em inovação aberta e integração empresarial.

Segundo Lauren Adrix, head de Growth da Ideia Tech, o Encadear Summit representou uma grande oportunidade de aprendizado e conexão.
“Trabalhamos com dados e tecnologia voltados à inovação aberta e essa troca de experiências nos ajuda a ampliar horizontes e a identificar novas possibilidades de projetos. Já tivemos resultados positivos em iniciativas anteriores e estamos planejando expandir nossas ações em 2026, levando essas soluções para outros setores da empresa”, afirmou a participante.
O empreendedor Luiz Osório Trentini, diretor da startup General Engineering Technology, explicou que participou do evento em busca de novas conexões, parcerias e oportunidades de negócios com grandes empresas, além de compartilhar soluções inovadoras desenvolvidas pela equipe.
“Somos uma startup que atua em diversas áreas da engenharia e tecnologia; oferecemos desde soluções tradicionais até aplicações de alta complexidade. Viemos ao evento para trocar ideias, conhecer demandas do mercado e apresentar inovações como o uso de gêmeos digitais, uma tecnologia que permite simular e controlar estruturas e processos produtivos em tempo real”, destacou.

Ele acrescentou que a empresa está conduzindo estudos para aplicar gêmeos digitais em infraestruturas urbanas, como pontes, viadutos e barragens, e que a participação no evento abriu novas possibilidades de cooperação com empresas e instituições do estado.
“O futuro da engenharia está na simulação e na análise inteligente de dados. Aqui, no Encadear, conseguimos conversar com grandes empresas e identificar oportunidades reais de aplicação dessas tecnologias”, concluiu Trentini.
Além dos painéis e apresentações de cases, o Encadear Summit Open Innovation encerrou sua programação com a palestra “O futuro da inovação aberta com o uso de Inteligência Artificial”, ministrada pelo mestre em inovação e tecnologia, Welliton Oliveira, que abordou as tendências e os desafios dessa tecnologia no ambiente corporativo.