Do artesanato à inovação: região de Campinas marca presença com mais de 50 negócios na FE25

A 14ª edição da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, realizada entre 15 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, reuniu cerca de mil expositores. A região de Campinas esteve representada por 53 negócios distribuídos pelos diversos eixos temáticos da FE25, além de iniciativas municipais e empresas do segmento de franquias.

“As atividades dos representantes da região são diversas e refletem a força econômica dos municípios. Tivemos negócios de cachaças, cafés, artesanato, chocolates e outros doces, geleias e antepastos, roupas e acessórios, queijos e licores, além de startups ligadas à inovação e tecnologia. Também destacamos a participação das prefeituras e empresas atuantes no mercado de franquias”, afirma Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas.

Entre os modelos de negócio apresentados, a Prosk integrou o espaço dedicado a soluções digitais. “A Prosk nasceu no Uruguai como uma plataforma de impacto social para democratizar o empreendedorismo digital — e seguimos com esse propósito no Brasil, oferecendo um ambiente em que o talento é 100% do empreendedor. Diferentemente das plataformas tradicionais, não cobramos comissão: o profissional paga apenas uma taxa fixa de R$ 5 por transação, independentemente do valor do serviço”, explica Lucas Chiavenato, country manager da Prosk Brasil. “Participar da FE25 nos aproximou do público empreendedor. Saímos com mais de 150 novos cadastros, validamos ideias e coletamos insights importantes para qualificar a plataforma. Para 2026, nosso objetivo é retornar com um espaço ampliado.”

Outro destaque foi o Mercadinho do Seo Juca, que atua com lojas de conveniência em condomínios residenciais e empresas, focadas em autosserviço. “A Feira do Empreendedor superou nossas expectativas. O fluxo de visitantes foi muito maior que o previsto e conseguimos alcançar três metas: apresentar nossa marca ao maior número de pessoas possível, atrair potenciais franqueados e identificar fornecedores. A parceria com o Sebrae-SP tem sido fundamental e pretendemos estar novamente na FE no próximo ano”, afirma Vitor Jorel, cofundador da empresa.

Administrações municipais fortalecem iniciativas locais

As prefeituras da região também marcaram presença, apresentando projetos e oportunidades de desenvolvimento econômico alinhados ao empreendedorismo. “Observamos um avanço relevante na atuação conjunta com as administrações municipais. Campinas, com o lançamento do Campinas Innovation Week 2026; Pedreira, com o destaque para cerâmicas e artigos de decoração; Hortolândia, com o objetivo de se consolidar como a ‘Terra do Pão de Queijo’; e Sumaré, reforçando o compromisso com os pequenos negócios, mostraram suas potencialidades na FE25”, complementa Nilcio.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, o evento foi estratégico para dar visibilidade ao ecossistema de inovação do município. “Montamos um estande tecnológico que demonstrou a força de Campinas nas áreas de tecnologia e inovação. Aproveitamos a ocasião para lançar a terceira edição do Campinas Innovation Week, que une inovação e empreendedorismo e conta com a parceria do Sebrae for Startups, ampliando o alcance da iniciativa.”

Geraldo Amarantes, diretor de Desenvolvimento Econômico de Hortolândia, ressaltou a proposta de fortalecer a identidade local relacionada ao produto típico. “Estamos trabalhando para consolidar Hortolândia como a Terra do Pão de Queijo, por ser hoje a maior produtora industrial do alimento. Queremos integrar essa produção à cadeia local. A parceria com o Sebrae-SP é essencial: as consultorias, cursos e orientações contribuem diretamente para os pequenos negócios. Nossa expectativa é participar novamente em 2026.”

De Pedreira, o secretário de Ciência e Tecnologia, Eder Alves, reforçou a importância de participar do evento. “A FE é uma vitrine que permite ampliar a divulgação do comércio local e fomentar a economia interna. A relação do Sebrae-SP com Pedreira é próxima e contínua, o que fortalece nossos empreendedores.”

Já Sumaré participou pela primeira vez da feira. “Estar na FE é uma oportunidade de projeção para o município. A visibilidade gerada beneficia diretamente os pequenos negócios de Sumaré, que ganham conexão com novos mercados e parcerias”, destaca José Nunes de Barros Neto, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico.

“A presença da região de Campinas na FE25 mostra o quanto o empreendedorismo e a inovação estão em evolução constante nos municípios. Agora, o desafio é transformar a visibilidade e os contatos feitos no evento em ações concretas ao longo do ano, além de chegar ainda mais forte para a edição de 2026”, finaliza o gerente regional.

Formulário de contato

Artigos Relacionados