Blip id 2025, o epicentro da revolução em IA conversacional no mundo

Blip id
Blip id (Foto: Leo Lara)

O Transamérica Expo Center, em São Paulo, recebe nesta quinta-feira, dia 4 de setembro, a 4ª edição do Blip id, o maior evento de IA conversacional da América Latina — que desponta como uma referência global sobre o tema. Com algo entre 5 mil e 6 mil participantes esperados e palcos simultâneos, o encontro reúne líderes de tecnologia, inovação e marketing da fornecedora de tecnologia, seus parceiros e companhias de diversos segmentos para discutir o futuro das interações entre marcas e consumidores.

Principal plataforma de inteligência conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais, a Blip é a anfitriã do evento. Nos boas-vindas, o CEO e cofundador, Roberto Oliveira, destacou o papel estratégico da IA conversacional na transformação digital das marcas: “Criamos o conceito de contato inteligente e estamos na frente dessa revolução. A Meta, a Microsoft, o Google e outros parceiros de peso estão aqui conosco porque sabem disso. O Brasil está muito à frente nesse processo, lideramos as conversas de marcas com clientes pelo WhatsApp, e até com um mix do digital com o pessoal. É um caminho sem volta”.

Em um dashboard em tempo real alguns números de atendimento realizado este ano (até o momento) chamam a atenção, como o de mais de 1 bilhão de clientes atendidos, ultrapassando os 15 bilhões de interações em um total de 102 países.

Oliveira também anunciou o primeiro relatório de ESG da empresa e reforçou o compromisso com o movimento IA Brasil. “Estamos entrando na agenda global de IA. A Blip id quer fomentar conversas e transformar nossos parceiros em protagonistas”, reafirmou.

Foi apresentado o relatório “IA e o futuro da jornada do consumidor”, desenvolvido pela Blip em parceria com a consultoria global WGSN. Estudo que revela seis macro tendências que estão redesenhando o comportamento de compra, são eles:

-Tecnologia afetiva: Interfaces emocionais substituirão interações frias e robotizadas. Segundo a Salesforce, 61% dos consumidores se sentem tratados como números, enquanto clientes emocionalmente conectados geram até 306% mais valor vitalício.

-Ultra-personalização: A IA será capaz de prever desejos antes mesmo de serem conscientes. Hoje, 35% dos brasileiros já usam IA para decidir o que comprar — número que sobe para 60% entre a Gen Z.

-Compras autônomas (B2AI): Assistentes de IA tomarão decisões de compra sem intervenção humana. O conceito de “zero cliques” aponta para um e-commerce preditivo e invisível.

-Comércio conversacional: A conversa se torna o novo espaço de compra. Três em cada quatro brasileiros já enviam mensagens a empresas semanalmente, e até 2028 a busca orgânica deve cair 50%, substituída pela pesquisa generativa.

-Privacidade preservada: Apesar da hiperconectividade, cresce a cautela com o uso de dados pessoais. Embora 80% dos brasileiros usem TikTok diariamente, 30% nunca postam nada.

-High-friction experiences: Em meio ao uso digital excessivo, 67% dos brasileiros buscam se desconectar ativamente, valorizando experiências mais imersivas e significativas.

Em resumo, o relatório reforça que marcas que souberem unir tecnologia, empatia e ética no uso da IA terão vantagem competitiva agora e nos próximos anos. “As conversas estão se tornando o motor central da experiência do consumidor. Não falamos mais de atendimento isolado, mas de jornadas que conectam recomendação, relacionamento e transação em um único fluxo”, afirmou Mariana Hatsumura, VP de Marketing da Blip.

Vamos conversar sobre cases?

Ao longo da abertura do evento, Oliveira e Sérgio Passos, CTO e cofundador da Blip, apresentaram diversos casos de sucesso de uso das plataformas da companhia com resultados importantes para marcas reconhecidas. A Petz, por exemplo, aumentou em 25% suas interações com os clientes com foco na certeza da disponibilidade de produtos nas lojas antes de uma visita. Com o uso de um agente de IA, a informação passou a ser entregue de forma dinâmica e assertiva.

Outro caso interessante é o da montadora francesa Peugeot, que triplicou a coleta de dados dos clientes e aumentou em 12% os leads qualificados. Ou ainda a operadora Claro, do Chile, que ao usar o WhatsApp com as ferramentas da Blip tornou essa rede social o principal canal de atendimento, elevando a satisfação dos clientes.

Mais contundente em seus números, o Mercado Pago, marca do Mercado Livre, conseguiu reduzir em 82% o transbordo de atendimento para o canal humano e ainda viu um crescimento de 1000% (isso mesmo, mil) nas vendas com o seu agente de IA. Já a Nespresso, com objetivo de trabalhar datas e momentos de compra ao longo do ano, conseguiu por meio de uma estratégia de engajamento feita em parceria com a Blip e via WhatsApp uma geração de 63,9% a mais de conversões na última Black Friday.

Outros dois marcos importantes para a companhia foram os lançamentos da ferramenta Studio, uma plataforma de orquestração de agentes conversacionais, e do Brain, um copiloto baseado em linguagem natural que acelera a construção de projetos. “O Studio já é a nossa principal ferramenta para o mercado. Ele traz uma nova camada de observação, testes e logs, garantindo segurança e evolução contínua. E isso é só 1% do que o Studio pode fazer para entregar a melhor experiência ao cliente final. Enquanto o Brain é a “cereja do bolo” ao realizar mudanças na configuração de projetos de IA por meio de conversas naturais”, apontou Sérgio Passos.

Para concluir, o CTO enfatizou que: “Boas conversas trazem grandes resultados. O contato inteligente precisa ser feito de verdade, e é isso que fazemos na Blip desde 2014″.

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