Últimas semanas: Dá tempo de fazer sua inscrição para o 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira
Até o dia 3 de agosto, pequenos negócios com CNPJs ativos há pelo menos dois anos podem participar do 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira, em correalização do Sebrae Minas e da prefeitura da capital mineira, por meio da Belotur. A iniciativa busca valorizar não apenas os pequenos negócios do segmento em BH, como confeiteiros, quitandeiros e empreendedores da gastronomia, mas sobretudo, destacar as receitas que valorizam ingredientes típicos e o modo de fazer artesanal. As inscrições devem ser realizadas no site do concurso.
Serão avaliados os seguintes critérios: sabor, apresentação, originalidade, embalagem e rótulo. A expectativa é atingir 400 pequenos negócios da capital mineira que produzem quitandas caseiras e a confeitaria clássica. A lista com os classificados será divulgada no final de agosto, nos canais oficiais do Sebrae Minas e Belotur.
A partir do tema “Origens”, o prato/produto deverá ter como protagonista, um ou mais dos ingredientes elencados como obrigatórios da temática tradicional:
· Milho e derivados
· Mandioca e derivados
· Abóbora
· Abacaxi
· Goiaba
· Jabuticaba
· Jussara
· Pitanga
· Araruta
· Cagaita
· Jatobá
· Pequi
· Maracujá do mato
· Licuri
· Castanha de Baru
· Castanha de Pequi
· Baunilha do Cerrado
· Cajuí
· Buriti
· Araticum
· Mangaba
· Umbu
Regulamento do concurso
Para a avaliação, o júri técnico vai considerar os seguintes critérios: apresentação/embalagem; adequação ao tema proposto, sabor, técnicas empregadas, uso do ingrediente obrigatório e originalidade. Os selecionados, deverão providenciar o envio dos pratos para a primeira seletiva que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, na sede do Sebrae Minas. Após a seletiva, serão selecionados 20 pratos, sendo 10 finalistas na categoria Confeitaria Artesanal e outros 10 na categoria Quitanda Mineira.
Os classificados receberão consultoria presencial exclusiva com uma chef de cozinha e uma chef confeiteira para aprimoramento do prato ou produto, além de oficina para a produção de fotos e vídeos de seus produtos. Eles também vão participar de um e-book para divulgar as receitas finalistas do concurso. No final de outubro, serão definidos os três colocados das categorias, com premiação prevista para ser realizada durante a Bienal da Gastronomia.
Entende-se por Confeitaria Artesanal preparações doces que envolvem pastelaria, chocolataria, sobremesas geladas e doçaria que não sejam oriundos de produção industrial. Já as quitandas seguem os itens da pastelaria caseira mineira, tais como: biscoitos, rosquinhas, bolachas, bolos simples não confeitados, broas, roscas caseiras simples, broinhas, bijus, pamonhas, caçarolas, pudins caseiros, mingaus e congêneres. Excluem-se desta categoria, os pães.
O 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira de BH faz parte das ações do programa Prepara Gastronomia e da Jornada da Confeitaria – iniciativas do Sebrae Minas para promover a gastronomia mineira e capacitar proprietários de negócios do segmento.
–
SERVIÇO
1° Concurso da Confeitaria e Quitanda Mineira de BH
Inscrições até o dia 03/08 no site do concurso sebraemg.com.br/concurso-confeitaria-quitanda/
Envio das amostras: dias 11 e 12/08
Premiação: na 2ª quinzena de outubro, Bienal da Gastronomia (sujeito a alteração)
–
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro
Aline Reis (Stark)
Telefone (31) 99934-0658
E-mail: aline.stark@sebraemg.com.br